O que é Laser Vaginal? Qual a finalidade? É seguro?

Laser Vaginal

As características da genitália externa feminina podem interferir no comportamento da mulher, independentemente da sua idade e nível sociocultural. Antes do climatério, a vagina é composta de espessas camadas de células e o estrogênio (hormônio feminino) estimula o crescimento e desenvolvimento destas células; propiciando paredes vaginais flexíveis e elásticas. A redução progressiva do estrogênio, que ocorre durante menopausa, induz diversas alterações entre elas a atrofia vulvo-vaginal e a síndrome genitourinária da menopausa.

A atrofia vulvo-vaginal (VVA) é uma condição progressiva e crônica que se manifesta como involução das mucosas vulvo-vaginais. Ocorre mais comumente em mulheres pós-menopausadas, condições cirúrgicas (retirada bilateral dos ovários), tratamentos de câncer e uso de alguns medicamentos. Esta afecção ocorre durante a menopausa e tende a progredir por 5 a 6 anos após o último período menstrual. Os sintomas de VVA impactam na capacidade de alcançar o prazer sexual, no relacionamento com parceiros e na espontaneidade, além da diminuição do desejo sexual.

A síndrome geniturinária da pós‐menopausa (GSM) é um termo que descreve vários sintomas e sinais da menopausa associados com as mudanças físicas da vulva, da vagina e do trato urinário inferior. A GSM inclui não apenas sintomas genitais (secura, ardor e irritação) e sexuais (falta de lubrificação, desconforto ou dor), mas também sintomas urinários (urgência miccional, disúria e infecções urinárias recorrentes).

Durante o processo da menopausa, os músculos vaginais ficam relaxados com perda do tônus e da força muscular. O uso do laser com papel terapêutico ganhou interesse como um tratamento não hormonal para a VVA. Em recente revisão bibliográfica integrativa, observou-se que ambos os tipos de lasers (CO2 fracionado e Erbium) aumentam a espessura do epitélio pavimentoso estratificado, estimulam a produção de fibras colágenas, elásticas e outros componentes da matriz extracelular, melhoram a irrigação vascular da vagina e aliviam os sintomas de secura, ardor, dispareunia (dor na relação sexual) e disúria (dor para urinar).

ginecologista brasilia laser
ginecologista brasilia laser

Em relação as tecnologias CO2 fracionado e Erbium, observa-se que esta última é mais segura e mostra resultado com melhor resposta clínica. A exposição do tecido conjuntivo vaginal a um controle adequado do aumento da temperatura por esse laser resultou em rápida contração das fibras de colágeno e encolhimento do tecido exposto bem como aumento da elasticidade vaginal. Além disso tem o benefício adicional de não danificar a mucosa da vagina.

O tratamento com laser não-ablativo (Erbium) é eficaz, seguro e consiste em alternativa de tratamento confortável para mulheres com GSM, denotando-se que os efeitos benéficos do tratamento da incontinência urinária por estresse duraram por, pelo menos, 12 meses.

Segundo recomendação da FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a utilização da técnica com laser deve ser realizada:

  1. por médico GINECOLOGISTA, com treinamento especializado para a sua prática.
  2. Os equipamentos utilizados devem ser de primeira linha.
  3. A técnica destes tratamentos deve ser padronizada, baseada nos estudos realizados de forma individualizada em cada equipamento.
  4. A paciente selecionada deve ter quadro de atrofia genital confirmada, não sendo recomendada a utilização desta tecnologia com fins de “prevenção” ou “estética”.

A CLINABE fornece a melhor e mais segura terapia de laser vaginal: o Etherea, tecnologia Erbium. Venha conhecer nosso trabalho!

Dra Daniele Cidade

Médica ginecologista, título de especialista em ginecologia e obstetrícia.

CRM DF 1306

PRINCIPAIS TRATAMENTOS

VIDEOCOLPOSCOPIA

Você já ouviu falar em Colposcopia? A colposcopia é um exame ginecoló [...]

TRATAMENTO DO HERPES

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causado [...]

GINECOLOGISTA em Brasilia DF – SOMENTE PARTICULAR
AGENDAMENTO PELO (61)3345-8581/3346-6333
OU NO FORMULÁRIO ABAIXO – Dermatologista brasilia df whatsappAGENDAR PELO WHATSAPP (clique aqui)

Seu nome completo
Seu telefone principal
Digite seu Convênio ou Particular.
O que é Laser Vaginal? Qual a finalidade? É seguro?
4.7 (93.66%) 41 vote[s]

2019-04-01T22:22:00-03:00
WhatsApp WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: